top of page

Formação docente

para enfrentar os desafios

do consumo, da mídia

e da cultura digital

Design Pesquisa Docência

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

ASSUNTOS TRATADOS:

[ SENSIBILIZAÇÃO ]

[ DIDATIZAÇÃO ]

Meus Últimos Projetos

A proposta condensa as experiências docentes durante o estágio pós-doutoral (2016-2017) e a disciplina ministrada na Licenciatura da Faculdade de Letras e na Pedagogia da Faculdade de Educação da UFMG entre 2019 e 2021, como professor-visitante na área de Letramento e Educação para as Mídias.

O objetivo é sensibilizar educadores e melhor prepará-los para trabalhar com textos da esfera publicitária durante a formação escolar, no que diz respeito a estratégias de didatização: a escolha dos materiais, a profundidade da análise, possíveis conexões curriculares frente à BNCC e a concepção de atividades.

Desde 2006, pesquisas sobre o tema (voltadas para livros didáticos, o Portal do Professor do MEC, questionários e entrevistas com professores e os Parâmetros Curriculares Nacionais) revelaram, de modo reincidente, o quão superficial e pouco sistemático a publicidade e o consumo são abordados.

Por serem enfatizadas as instâncias verbais, sob uma perspectiva normativa, ou por não serem considerados textos compatíveis com os alunos, a formação crítica relativa a esses textos, que ocupam todas as mídias e os espaços urbanos, - e frente à ideologia do consumo que subjaz a eles - se vê seriamente comprometida.

• A centralidade e complexidade do consumo: A problematização visa motivar uma abordagem do tema considerando as diversas funções e consequências pessoais, relacionais e sociais mais amplas que subjazem ao fenômeno.

• As atuais campanhas publicitárias: Serão tratados o modo com que os textos de caráter publicitário vêm expandindo seu alcance e sua capacidade persuasiva nos veículos de comunicação e fora deles, muitas vezes de modo sutil, misturando informação, entretenimento e comercialização.

• Algumas conexões curriculares: As discussões críticas a partir dos textos de caráter publicitário podem se articular com demandas curriculares de todas as áreas da formação escolar, viabilizando para abordagens multidisciplinares.

• Concepção de atividades: Será proposta uma abordagem didática voltada para a formação de leitores-consumidores críticos nas escolas que considera a estrutura textual em si, a ação do texto enquanto discurso e a esfera social mais ampla.

bottom of page